"Sobrevivo" começa direto, sem introdução, num pique de alto astral que contrasta com a letra, como é característico de algumas músicas de Alan James.
A composição surgiu em 2019, enquanto o artista ainda morava no Rio de Janeiro, e foi feita no período em que a maioria das músicas do disco surgiram.Quase foi a primeira música de trabalho, conforme conta o artista: “Compus “Sobrevivo” em 2019 ao piano, e de cara gostei que a música saiu mais pra frente, por mais que a letra fale de um amor escondido com uma mensagem de resignação. Foi uma das primeiras que gravei, e por ser uma canção mais indie rock com sintetizadores (algo novo na carreira solo) quase a lancei como o primeiro single do novo disco. Porém por conta de uma mentoria que estive fazendo, acabei decidindo confiar na minha intuição original que era lançar “Luz da Manhã” primeiro, e por fim“Sobrevivo” seria a próxima””.
A letra fala um amor secreto que provavelmente continuará platônico, pois o protagonista teme que sua amada "mate as lembranças felizes de sua imaginação".
Então ele confessa: "Escondo o que sinto/E luto pra que você não possa saber". Em vez de tomar a iniciativa, ele prefere manter a incerteza de ser ou não correspondido para poder continuar sonhando. Mas também não se afastará dela: "Já não posso/Viver sem te ver/Sobrevivo/Nos sonhos com você". Essa insegurança dá uma pureza à canção, como se falasse de um sentimento represado por inexperiência e timidez. Alan assume voz, backing vocal, baixo, piano, sintetizadores e guitarra. Dennis Guedes contribui com voz, backing vocal, violão, guitarra e bateria. Vitor Veiga está na bateria e backing vocal, Danilo Fiani na guitarra e Mário Vitor no backing vocal. A gravação foi feita em São Paulo (com algumas partes gravadas no Rio de Janeiro), entre 2020 e 2023, período em que Alan gestou várias pérolas que estão aos poucos saindo da ostra.
MINI BIO
Alan descobriu a música bem cedo. Primeiro, com o antológico LP de Roberto Carlos de 1971, aquele de "Detalhes", que ouviu aos 4 anos.
Depois, vieram os Beatles. Sua formação de multi-instrumentista começou explorando por conta própria o violão de sua mãe. Depois vieram aulas de teclado, guitarra, bateria, além de brincar com um baixo, instrumento em que se tornou autodidata. Hoje ele toca baixo, bateria, piano, violão, guitarra, ukulele e percussões diversas. A partir disso começou a compor aos 12 anos de idade, tentando traduzir seus sentimentos adolescentes em canções.
Entre 2010 e 2016, Alan fez parte do duo autoral Geminianos, que lançou dois álbuns e um EP e teve clipes exibidos no Multishow, Canal BIS e Music Box e músicas executadas na Rádio Cidade.
Em 2018, Alan lançou pelo selo Discobertas o CD Despertar, que destacou- se pela sonoridade agradável e atemporal, com arranjos precisos e melodias que grudam no ouvido com influência dos melhores artistas pop
dos anos 1970, como os Guilhermes Arantes e Lamounier, Ivan Lins, Clube da Esquina e um pouco dos estrangeiros Beatles, Beach Boys (sua banda preferida), Todd Rundgren e Emitt Rhodes. Sem se deixar contaminar por modernismos, Alan criou belos arranjos e melodias que grudam no ouvido que sintetizaram o melhor de suas influências musicais. O álbum foi eleito um dos cinco melhores do ano pelo site Galeria Musical e, quando lançado, foi um dos destaques do mês da página Tenho Mais Discos Que Amigos.
Depois de Despertar, que teve clipes rodando na Music Box, Multishow e Canal BIS, o artista (que é carioca) se muda para São Paulo assina com o selo Caravela, e por ela lançou nas plataformas digitais a canção inédita
"Antes Que o Dia Acabe" em duas versões, sendo uma delas com arranjo mais orquestral. A balada com ênfase no piano confirma o estilo
demonstrado no primeiro CD.
Em 2021 lançou pela Caravela no dia de seu aniversário o single “Tudo Com Você”, um rock que foi a sua primeira parceria com o artista e
compositor Daniel Villares, com direito a um web-clipe gravado em sua casa durante a pandemia.
Em 2022 o artista produziu o especial "Coleção de Canções", lançado em seu canal do YouTube, fruto do edital "Cultura Presente Nas Redes 2" no qual foi contemplado pela SECEX RJ.
No início de 2023 lançou o single “Mágica” de forma totalmente independente, encerrando um hiato de quase 2 anos. A canção com pegada indie foi a primeira na qual Alan tocou todos os instrumentos.
Em setembro começou a divulgar o seu próximo álbum “Solar/Sonhar” com o lançamento do single e clipe de “Luz da Manhã”, que tiveram uma
excelente recepção de crítica e público, sendo um dos lançamentos de destaque do jornal “Correio do Povo” do grupo R7 (Record), sites como “Tenho Mais Discos Que Amigos”, entre outros.
Atualmente, toca como músico da cantora Zabelê (tendo se apresentado acompanhando Pepeu Gomes e Baby do Brasil) e também na Blues Jam São
Paulo (com a qual tem se apresentado regularmente na icônica casa de shows Bourbon Street).
Emílio Pacheco
Siga Alan James
Spotify: https://bityli.com/kAb9g
Instagram: http://www.instagram.com/alanjamesbr Tiktok: https://www.tiktok.com/@alanjamesbr Facebook: http://www.facebook.com/alanjamesoficial
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCPE_yI9197b1w4nPqmNoB7A
SOBREVIVO
(Alan James)
Te ver seguir
É me ver me perder
Mas desejo que o sol te ilumine Enquanto eu sigo pra escuridão
Eu queria
Tanto poder te dizer
Pela força do pensamento
Os segredos do meu sentimento
Escondo o que sinto
E luto pra que você não possa saber Siga livre e plena
E não descubra
Mais do que possa querer
Embora eu quisesse tanto
Te entregar, me entregando a você Um amor reconfortante e quente E um desejo todo seu
Já não posso Viver sem te ver Sobrevivo
Nos sonhos com você
Mas quando abro os meus olhos
Não sei se verei a estrada na qual está Não me mostre essa desilusão
Não mate as lembranças felizes Da minha imaginação
Ficha Técnica
Alan James: voz, backing vocal, baixo, piano, sintetizadores e guitarra
Dennis Guedes: voz, backing vocal, violão, guitarra e bateria
Vitor Veiga: bateria e backing vocal
Danilo Fiani: guitarra
Mário Vitor: backing vocal
Composição: Alan James
Gravado em São Paulo (SP) entre 2020 e 2023
Bateria (Vitor Veiga), guitarra (Danilo) e backing vocal (Mário e Vitor Veiga) gravados no Rio de Janeiro (RJ)
Produzido por Dennis Guedes e Alan James
Mixado e Masterizado por Dennis Guedes Distribuição: Labidad Music
Foto da Capa e Design: Susan Siqueira Fotos de Divulgação: Mozabeli
Estratégia Digital: Nathy Faria Assessoria de Comunicação: Cris Perez
Direto da Redação Marco Fukuyama